[:br]Célio Ribeiro, Presidente Executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID), fala do desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil e da importância do Connected Smart Cities, principal evento do setor no país, que envolve empresas, entidades e governo.
1) Qual é a importância do desenvolvimento de smart cities no Brasil?
Célio Ribeiro: A definição de smart cities dada pelo pesquisador americano Boyd Cohen, especialista em empreendedorismo, inovação e cidades inteligentes, ilustra perfeitamente a importância do desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil e em qualquer lugar do mundo: “são as cidades que conseguem se desenvolver economicamente ao mesmo tempo em que aumentam a qualidade de vida dos habitantes ao gerar eficiência nas operações urbanas”.
Somos um País com dimensões continentais e rico em recursos naturais, mas infelizmente ainda não conseguimos usufruir disso com inteligência estratégica promovendo desenvolvimento sustentável. O imediatismo ainda é um estigma que nos acompanha.
2) Qual é o primeiro passo para o desenvolvimento de smart cities no Brasil, dentro do atual contexto socioeconômico?
Célio Ribeiro: Inicialmente, um diagnóstico que demonstre os problemas ambientais, sociais e econômicos numa visão local, regional e nacional. O resultado desse levantamento deve servir de embasamento para estabelecimento de projetos integrados com objetivos a curto e longo prazos e que tenham continuidade, independente do partido que está governando. No Brasil, ainda se enxergam os projetos como “de governo” e não “de estado” como deveriam ser. Aquilo que é bom para a população deve ter continuidade.
3) Qual é a importância de um evento como o Connected Smart Cities?
Célio Ribeiro: O Connected Smart Cities reúne, em um único lugar, os diversos setores da sociedade em torno de um tema atual, promovendo discussões que podem resultar na implementação de projetos bem sucedidos em todo o País. Tem, ainda, o papel de despertar as autoridades para essa realidade e reconhecer o potencial do Brasil, por exemplo, no setor de energias renováveis.
O evento também mostra a importância das tecnologias que auxiliam na integração e interatividades, sendo, assim, um protagonista para tornar as cidades inteligentes.
Sobre o Connected Smart Cities
A 3ª edição do evento aconteceu em 2017, na capital paulista. Este ano, o encontro será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP. O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas.
Paralelamente ao evento principal, acontecem os Encontros regionais. A Próxima Edição será o Encontro Regional Centro-Oeste – Cidade Anfitriã: Brasília/DF, que será realizado no dia 19 de abril.
Para mais Informações, CLIQUE AQUI! [:]