[:br]Quando falamos em Smart Cities não temos como não relacionar o tema com a tecnologia, visto que é impossível transformar cidades e oferecer qualidade de vida aos seus habitantes sem que a inovação, por meio da implantação de novos sistemas, como aplicativos voltados para o transporte público, compartilhamento de veículos, bicicletas, por exemplo, sejam utilizados.
A Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES, entidade apoiadora do Connected Smart Cities, vem desenvolvendo iniciativas e participando de ações que contribuem, por meio do uso de novas tecnologias, com o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil.
E para detalhar um pouco do trabalho da Associação nesse sentido, entrevistamos Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da ABES.
Qual a relação das empresas de Software com o desenvolvimento de Smart Cities? Pode citar exemplos?
Jamile Sabatini Marques: A relação é muito forte. A tecnologia é transversal em uma cidade inteligente, ou seja, é o meio para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Podemos citar alguns exemplos: mobilidade, segurança, economia, saúde e bem-estar, entre outros.
De que forma o trabalho da ABES contribui para o desenvolvimento sustentável das cidades e para uma população mais conectada?
Jamile Sabatini Marques: A ABES tem trazido a importância deste tema para o debate, demonstrando as oportunidades e desafios para as empresas de software. A Associação também faz parte de vários programas relacionados a Cidades Inteligentes, como o programa de IOT do BNDES, que tem como um de seus pilares Cidades Inteligentes. Além disso, fazemos parte do Conselho Consultivo do Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes.
Qual a importância de um evento como o Connected Smart Cities?
Jamile Sabatini Marques: O Connected Smart Cities é um evento consolidado no mercado e a ABES tem sido parceira do evento, tendo como propósito fomentar oportunidades para empresas do setor e conectar os vários atores. O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governo, com o objetivo de buscar a inovação e melhorar a vida das pessoas.
A Diretora de Inovação e Fomento da ABES conclui: Ressalto, ainda, a parceria da ABES com o LABCHIS – Laboratório de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis, da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, que tem como objetivo estudar e buscar soluções para a melhora de vida das pessoas. A entidade tem participado e estimulado este campo de pesquisa, além de atuar como parceira do governo, academia e sociedade.
Sobre o Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades. A 3ª edição do evento aconteceu em 2017, na capital paulista. Este ano, o encontro será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP.
Para mais informações sobre o evento, CLIQUE AQUI!
Para acessar a Programação dos Encontros Regionais, CLIQUE AQUI! [:]