[:br]A Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública (IP) de Belo Horizonte, realizada pela BHIP, empresa com liderança acionária do grupo BMPI e Brasil IP, será um dos cases apresentados durante o Connected Smart Cities, que acontece nos dia 04 e 05 de setembro, em São Paulo, e que contemplará uma programação especial sobre as PPPs de IP.
Para falar sobre o tema, entrevistamos o diretor executivo do grupo BMPI e Brasil IP, Miguel Noronha, que também é palestrante do fórum. Noronha destacou a importância da parceria entre a BMPI e o Connected Smart Cities e de como as ações do evento repercutem nos negócios da companhia.
Acompanha a entrevista com o executivo:
Connected Smart Cities: Qual a relação entre a atuação da BMPI e Brasil IP com o Connected Smart Cities e com o tema cidades inteligentes?
Miguel Noronha: Há uma relação total. A Brasil IP é a uma holding de participações em PPPs de iluminação e soluções urbanas inteligentes, baseada nos conceitos de sustentabilidade e inovação, com compromisso de longo prazo nos municípios que pretendemos atuar. Por meio de projetos estruturados, temos capacidade de desenvolver soluções customizadas de acordo com as características e necessidades específicas dessas localidades.
Nossas atividades englobam a participação em projetos de operação, modernização e manutenção do parque de iluminação pública, com utilização de tecnologia de ponta e foco em proteger, promover e valorizar os espaços públicos.
CSC: A empresa desenvolveu alguma iniciativa/projeto a partir das ações do Connected Smart Cities? Se sim, quais?
Miguel Noronha: As discussões no âmbito do Connected Smart Cities têm ressaltado novos enfoques para nossa atuação e temos trabalhado nesse sentindo, além das possibilidades geradas junto à rede de relacionamento que foi viabilizada nas interações nos eventos regionais e nacional do Connected Smart Cities.
CSC: Por que a BMPI participa do Connected Smart Cities? E qual o motivo pelo qual vem apoiando/patrocinando o evento? O que o CSC oferece que está além dos demais eventos do segmento que são realizados no Brasil?
Miguel Noronha: Nosso principal objetivo é fomentar o conhecimento que adquirimos por meio da BHIP, no qual temos a liderança acionária com o grupo BMPI e a Brasil IP. A PPP de iluminação pública de Belo Horizonte constitui a maior experiência em implantação no país, sendo a mais avançada em termos de atendimento a normas e padrões de iluminação. Por meio dela, estamos evoluindo com a Brasil IP para constituir uma verdadeira plataforma de investimentos em PPPs de Iluminação Pública no país.
Como referência no setor, temos o compromisso de transmitir o conhecimento adquirido para toda a sociedade, e contribuir para o desenvolvimento de novas PPPs em todo o Brasil.
CSC: Qual a importância do Connected Smart Cities para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil?
Miguel Noronha: Fomentar o conhecimento por meio de iniciativas como o Connected Smart Cities é de extrema importância para o setor. O Connected Smart Cities tem exercido um papel fundamental, não apenas reunindo as pessoas chave para o setor, mas também trazendo o que existe de mais avançado em termos de soluções de cidades inteligentes.
Iniciativas como essas são importantes para contribuir para o desenvolvimento do setor e esclarecer eventuais dúvidas que as cidades ainda podem ter sobre o modelo de negócio de uma PPP de iluminação pública, por exemplo. Nossa visão sobre o Connected Smart Cities é de um agente viabilizador e catalisador das iniciativas de Cidades Inteligentes no Brasil.
CSC: Tem alguma novidade que será apresentada no evento?
Miguel Noronha: Os participantes poderão vivenciar as nossas experiências em gerir um grande parque de Iluminação Pública no país, com um contrato de PPP bem formulado, mas muito exigente, ao lado de nossos desafios em sermos desbravadores deste mercado no país e, de certa forma, em escala global.
Saiba mais sobre o Connected Smart Cities 2018 – Evento Nacional
O Connected Smart Cities será realizado nos dias 04 e 05 de setembro de 2018, em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca. No primeiro dia do Fórum, será apresentado o Ranking Connected Smart Cities 2018, desenvolvido em parceria com a Urban Systems e que apresenta os indicadores de desenvolvimento das cidades brasileiras participantes do levantamento.
Com expectativa de reunir mais de duas mil pessoas, o Connected Smart Cities abordará os temas Urbanismo Sustentável nas Cidades; Cidades Prósperas; Cidades Conectadas; Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades; Cidades Empreendedoras; Cidades Resilientes; e Cidades Participativas e Engajadas.
Patrocinadores da edição 2018: Aceco TI, Atech, Autodesk, Autodesk, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), BNDES, BMPI, Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Deloitte, Engie, Egis, Fundação Ezute, Fala Cidadão, Geoambiente, Itron, Kido Dynamics, Midiacode, Philips, Prefeitura de Barueri, Prefeitura de Vitória, Prefeitura de Guarulhos, Ubicquia, Via, além do apoio de mais de 40 entidades.
Para acessar a Programação completa do Connected Smart Cities, CLIQUE AQUI!
CLIQUE AQUI e confira os Palestrantes da Edição 2018!
INSCREVA-SE e garanta a sua participação no maior evento de cidades inteligentes do Brasil!
[:]