[:br]
O desenvolvimento de cidades inteligentes e conectadas está diretamente relacionado aos investimentos em ciência e tecnologia, garantindo expansão sustentável no curto, médio e longo prazo. E o resultado vai além do crescimento econômico do país, pois reflete primordialmente na qualidade de vida da população. Nesse sentido, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) se fazem necessárias e urgentes.
Para o Presidente da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Vieira da Cunha Filho, o desenvolvimento de cidades inteligentes proporciona mais qualidade e harmonia entre serviços ofertados, integrando os diversos setores da sociedade em busca da utilização eficiente dos recursos disponíveis, possibilitando, por exemplo, o crescimento urbano planejado e mais assertivo.
“Especialmente quanto à mobilidade urbana, podem-se discutir oportunidades que a recoloca no centro de importantes soluções para construção de cidades conectadas, promovendo aos cidadãos deslocamentos mais sustentáveis, seguros, acessíveis e inclusivos. Hoje, o transporte público carece de importantes políticas de incentivo, valorização e planejamento. Faltam projetos de priorização, recursos para investimentos em infraestrutura, políticas tarifárias adequadas, redes de transportes integradas, entre outras ações. As Smart Cities surgem como uma estratégia fundamental para o aprimoramento dos serviços de transporte e desenvolvimento de novos modelos de cidades inteligentes e conectadas”.
De acordo com o executivo, o primeiro passo para o desenvolvimento de Smart Cities no Brasil considerando o atual contexto econômico está relacionado a oferta de serviços essenciais de forma inteligente, como a saúde e educação universal e a priorização do transporte público, ou seja, a mobilidade urbana. “O ambiente, a economia e a sociedade devem estar interligados, criando um ecossistema unificado. É preciso desenvolver políticas integradas de desenvolvimento urbano para os municípios, promover a capacitação contínua do quadro de técnicos para operação e, principalmente, profissionais qualificados para pensar e propor medidas que melhorem as condições da vida da população urbana”, comenta o Presidente da NTU.
Sobre a importância de um evento como o Connected Smart Cities, Otávio Vieira da Cunha Filho cita que eventos assim promovem um importante espaço de discussão sobre o desenvolvimento urbano inteligente das cidades. “O Connected Smart Cities possibilita a reunião de profissionais dispostos a discutir os problemas e apontar soluções para que a sociedade tenha serviços mais eficientes, com maior segurança e menos poluição, por exemplo. Iniciativas como essa devem ser incentivadas e disseminadas na tentativa construir importantes mecanismos para troca de experiências e ideias propositivas, as quais a NTU apoia fundamentalmente”, conclui.
Para acessar a programação do Connected Smart Cities, clique aqui![:]