[:br]Patrocinadora Prata do Connected Smart Cities, mais importante evento de cidades inteligentes do Brasil, a Prefeitura de Barueri participará do fórum e apresentará as ações e iniciativas da cidade com foco em smart cities.
Em entrevista ao Connected Smart Cities, o Prefeito de Barueri, Rubens Furlan, comenta sobre as contribuições do evento para o Plano Diretor de Tecnologia da cidade, do programa “Barueri Cidade Inteligente”, da importância da participação no evento, entre outros assuntos.
Acompanhe a entrevista:
Connected Smart Cities: Qual a relação entre a atuação da Prefeitura de Barueri com o Connected Smart Cities e com o tema cidades inteligentes?
Rubens Furlan: Desde Janeiro de 2017, a Prefeitura de Barueri tem como sua marca de Governo “Barueri Cidade Inteligente” para justamente demonstrar o compromisso da Administração Pública com o tema cidades inteligentes. De forma sucinta, uma cidade inteligente contempla um conjunto de ações em todas as esferas, tendo como objetivo fornecer mais qualidade de vida e facilidades para a população.
A cidade de Barueri tem sido reconhecida no Connected Smart Cities e, em 2017, conquistou o 1º Lugar em Governança e 1º lugar em Economia no Ranking Connected Smart Cities, premiação importante e que valida o nosso trabalho que é incessante e contínuo.
Por meio da Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT) foi criado o Plano Diretor de Tecnologia, que conta com mais de 20 projetos relacionados ao tema de cidades inteligentes, como o Barueri Sem Papel, por exemplo, e o Coletor de Equipamentos Eletrônicos para fazer a logística reversa dos equipamentos descartados.
Todos os projetos que desenvolvemos estão alinhados com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Nossa preocupação não é apenas com Barueri ou com o Brasil, mas sim Mundial, pois temos consciência de que devemos fazer um uso mais eficaz de nossos recursos.
CSC: A Prefeitura de Barueri desenvolveu alguma iniciativa/projeto a partir das ações do Connected Smart Cities? Se sim, quais?
Rubens Furlan: Sim. Em novembro de 2017, iniciamos o desenvolvimento do nosso Plano Diretor de Tecnologia com projetos relacionados ao tema cidades inteligentes e que abrangem tanto áreas específicas da prefeitura, quanto toda a administração pública e a população. Este plano está disponível no site da prefeitura.
CSC: Tem alguma novidade que será apresentada no evento?
Rubens Furlan: Na verdade o que não falta no Governo da cidade são projetos. A prefeitura de Barueri participará do Painel Desenho de plano diretor para o desenvolvimento econômico nas cidades, no dia 04 de setembro, que está inserido no Tema Cidades Prósperas. Na oportunidade, mostraremos o projeto das câmeras ao vivo de monitoramento e que são abertas para a consulta da população. Basta acessar o site da prefeitura e selecionar a câmera desejada.
Além disso, reforço que, em setembro, lançaremos um canal exclusivo para atendimento ao cidadão, voltado para o registro de solicitações junto à Ouvidoria da Prefeitura. É uma ação que conta com a tecnologia, onde a população terá atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de um robô.
CSC: Por que a Prefeitura de Barueri participa e patrocina o Connected Smart Cities?
Rubens Furlan: A cidade de Barueri vê no Connected Smart Cities a possibilidade de externar e fazer conhecida as ações e os projetos de cidades inteligentes que estamos trabalhando e muitos outros que entregaremos até 2020. Nosso objetivo é que todos conheçam nosso trabalho e que, desta forma, possamos atrair, para a cidade, empresários, instituições e investidores que, por meio da parceria com a prefeitura, possam acelerar e ampliar a implantação destes projetos.
CSC: Qual a importância do Connected Smart Cities para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil?
Rubens Furlan: Os indicadores do Ranking Connected Smart Cities funcionam como uma lupa em cima de cada uma das cidades e municípios, por meio da classificação anual. O resultado do levantamento é muito importante, fazendo com que os municípios trabalhem com mais afinco com o objetivo de melhorar o resultado/indicadores.
A prefeitura de Barueri está participando atualmente de muitos eventos relacionados à tecnologia e acredita que o Connect Smart Cities é um dos principais eventos do país sobre cidades inteligentes.
Acredito que eventos deste porte, que reúnem e ranqueiam todas as cidades e munícipios do Brasil, fazem com que tenhamos o acesso as iniciativas que acontecem no País, além da oportunidade de mostrar as iniciativas e projetos de cidades inteligentes de Barueri. Com esta troca de experiências, ganha a cidade e o cidadão.
Saiba mais sobre o Connected Smart Cities 2018 – Evento Nacional
O Connected Smart Cities será realizado nos dias 04 e 05 de setembro de 2018, em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca. No primeiro dia do Fórum, será apresentado o Ranking Connected Smart Cities 2018, desenvolvido em parceria com a Urban Systems e que apresenta os indicadores de desenvolvimento das cidades brasileiras participantes do levantamento.
Com expectativa de reunir mais de duas mil pessoas, o Connected Smart Cities abordará os temas Urbanismo Sustentável nas Cidades; Cidades Prósperas; Cidades Conectadas; Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades; Cidades Empreendedoras; Cidades Resilientes; e Cidades Participativas e Engajadas.
Patrocinadores da edição 2018: Aceco TI, Atech, Autodesk, Autodesk, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), BNDES, BMPI, Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Deloitte, Engie, Egis, Fundação Ezute, Fala Cidadão, Geoambiente, Itron, Kido Dynamics, Midiacode, Philips, Prefeitura de Barueri, Prefeitura de Vitória, Prefeitura de Guarulhos, Ubicquia, Via, além do apoio de mais de 40 entidades.
Para acessar a Programação completa do Connected Smart Cities, CLIQUE AQUI!
CLIQUE AQUI e confira os Palestrantes da Edição 2018!
INSCREVA-SE e garanta a sua participação no maior evento de cidades inteligentes do Brasil![:]