EVENTOS

Participe dos eventos

P3C
CSC GovTech
Parque da Mobilidade Urbana
CSC Nacional
Eventos online CSC

PREMIAÇÕES

Conheça os prêmios e relatórios

Ranking CSC
Selo CSC
Selo CSC GovTech
Prêmio CSC
Prêmio PMU
Prêmio P3C
100+ Influentes Mobilidade Urbana

CONTEÚDOS

Acesse os conteúdos

Artigos exclusivos
Notícias
CSC, PMU e Global Talks
Cidade, Café & Prosa

CURSOS

Inscreva-se nos cursos

Conhecimento imersivo para acelerar o desenvolvimento de cidades inteligentes

CONSULTORIA

Conheça a consultoria

Apoio ao planejamento e estruturação de cidades inteligentes

PARCEIROS

Organizações Parceiras

Corria a década de 1970 quando o Plano Serete, elaborado anos antes, planejava as vias estruturais da cidade, prevendo corredores de transporte de massa, os chamados BRT. O desenvolvimento urbano de Curitiba passou a se estruturar a partir dos traços delineados. O modelo deu tão certo que tornou a capital dos paranaenses uma referência em mobilidade urbana, sendo “exportado” para mais de 180 cidades ao redor do mundo.

A modernidade batia à porta dos curitibanos, requerendo soluções cada vez mais eficientes para uma cidade que crescia cada dia mais. Pensando nisso, os engenheiros Marcos Olandoski, Alberto Abujamra e Carlos Perufo juntaram-se para trabalhar em sistemas inovadores, capazes de aliar aplicabilidade e tecnologia. Nascia, em 1988, a Dataprom. Sua primeira missão foi desenvolver um equipamento de coleta de dados para a Companhia de Águas do Paraná. A criação do DP36 abriu novos caminhos para a empresa, mostrando sua capacidade desde o hardware ao software.

Ainda na década de 1980, o transporte público adquiria um papel fundamental nas questões de mobilidade, tendo em vista uma cidade mais sustentável e com menores índices de congestionamento. Para auxiliar nisso, a Dataprom teve a oportunidade de desenvolver um aparelho capaz de substituir os controladores semafóricos antigos, criados pela marca holandesa Philips. Adequando planejamento e integração de diferentes modais de transporte, o DP40 foi lançado. Até hoje em funcionamento, o modelo é uma das principais soluções da empresa, tendo sido implementado em mais de 200 municípios da América Latina.

Já consolidada no segmento, a Dataprom firmou-se como referência em desenvolvimento de soluções inovadoras para sistemas de bilhetagem eletrônica. Lançada em 2002, a tecnologia pioneira no Brasil alia software e hardware para gerenciar os créditos de viagem dos usuários no transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana. O sistema permite controlar, em tempo real, se há desvios de rota, horários em atraso ou veículos adiantados, além de emitir alertas em situação de emergência.

Nesses 35 anos de história, a Dataprom manteve no seu DNA a missão de desenvolver soluções inteligentes, capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Bom para a comunidade e, também, para a gestão das empresas e cidades, pois oferece soluções de qualidade e durabilidade, evitando o desperdício de recursos. Dessa forma, independente do setor de atuação, o cliente recebe um produto completo, capaz de integrar diversas tecnologias.

Uma empresa, múltiplas soluções

Com a expansão das cidades e consequente aumento dos fluxos diários, os desafios para tornar a cidade amigável para pedestres, ciclistas, motoristas e passageiros estão em ampla ascensão. Há mais de uma década, a Dataprom desenvolveu um software capaz de coletar e transmitir em tempo real toda a operação de Transporte, Trânsito, Ferrovias, Rodovias, Segurança, Portos e Aeroportos. A central Antares Evolution já foi adotada pelas capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo,  Cuiabá e Cartagena Colombia além de outros 40 grandes centros urbanos. O sistema integrado online permite a redução do tempo e dos custos de toda a estrutura. Dessa forma, é possível controlar circuitos fechados de TV, painéis de mensagens variáveis (PMVs), controladores de passagem de nível, sistema de fiscalização eletrônica, bem como detecção veicular e prioridade seletiva, controle de comboiamento, bilhetagem eletrônica, gestão de frota e sistemas de segurança.

Dentro do conjunto de propostas do DataTransit para melhorar a fluidez e a segurança do trânsito, está o monitoramento em tempo real que permite contagem de veículos, ocupação das vias e um exclusivo sistema de Prioridade Seletiva, que permite que as frotas identificadas (como ambulâncias, viaturas, carros oficiais e ônibus) tenham tráfego facilitado. Os semáforos inteligentes, por exemplo, beneficiam pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e cadeirantes. O sistema funciona por meio de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que identifica usuários com necessidades especiais e estende automaticamente o tempo da fase verde para uma travessia segura. Dessa forma permite um maior tempo para uma travessia prudente e mais calma. Em 2015, a moderna iniciativa foi reconhecida internacionalmente ao ser premiada durante a Segunda Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito.

Os equipamentos e programas desenvolvidos pela Dataprom não se limitam às questões de mobilidade urbana. Atuante também em aeroportos, ferrovias e portos, oferece sistemas de gestão de tráfego, com monitoramento em tempo real e identificação por rádio frequência, entre outras facilidades. Tudo isso conectado com o software Antares, permitindo que tarefas, até então manuais, sejam revisadas e processadas online. A simplificação reduz o tempo de reação e os custos de toda a estrutura, garantindo mais segurança.

A mesma eficiência também está presente nas soluções da DataSecurity. Utilizadas para a segurança pública de cidades, bem como empresas, portos e aeroportos, são capazes de fazer a identificação instantânea de rostos, barrando o acesso de pessoas não autorizadas em áreas protegidas . As câmeras de alta resolução e com sensores térmicos são integradas para garantir um acompanhamento em tempo real. Além disso, o sistema oferece análise inteligente de vídeos e identificação por rádio frequência (RFID).

Para o controle de cargas, o Sistema de Monitoramento CFTV disponibiliza o que há de mais moderno em relação à segurança.. Para evitar roubos e saques, as câmeras  captam imagens que são gerenciadas e processadas no Centro de Controle Operacional. Dessa forma, é possível acompanhar e  identificar situações de emergências, agir rapidamente em caso de incidentes e registrar ocorrências.

Foco nas pessoas

Em um setor em constante evolução, investir em pesquisa e desenvolvimento é essencial para uma empresa se manter conectada com as tendências e necessidades do mercado. O diferencial da Dataprom, entretanto, entra exatamente aqui: além da tecnologia de ponta, aposta também um canal direto com os clientes, seus principais fomentadores no processo de aprimoramento e desenvolvimento de novas soluções.

Há 35 anos desenvolvendo ideias sustentáveis para proporcionar mais eficiência, segurança e qualidade de vida, a Dataprom se empenha na sua missão e se solidificou como uma referência internacional no segmento. Para transmitir suas principais características, a empresa investiu em uma nova identidade visual. Desde 2015, adota uma logo que reflete o movimento, a energia, a mobilidade urbana. O vermelho do ícone simboliza a renovação da marca e a nova fonte trouxe um ar de modernidade.

Além dos clientes e usuários, a Dataprom também está atenta às questões sociais de onde atua. Uma das instituições apoiadas é o Complexo Pequeno Príncipe, o maior hospital exclusivamente pediátrico do país. A instituição filantrópica atende cerca de 300 mil crianças e adolescentes por ano, sendo que destina 70% da sua capacidade de atendimento para o Sistema Único de Saúde (SUS).

É vinculando o seu nome a projetos sociais e de mobilidade urbana que a empresa se fortalece. Transmitindo inovação e segurança, a Dataprom cresce a cada dia, sempre trabalhando para promover a qualidade de vida e o bem-estar da população.

CIDADES COM ESSA SOLUÇÃO

  • Estamos em mais de 500 municípios. Com destaque para Rio de Janeiro, Curitiba, São José dos Campos, Cascavel, São Luís, Goiânia, Rondonópolis, Campos dos Goytacazes, São José dos Pinhais, Campo Largo, Cartajena.

CONECTIVIDADE, INFORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA NO TRÂNSITO

A ONU estima que 70% da população mundial viverão nas cidades até 2030. De antemão, isso demanda sistemas inteligentes no trânsito e mobilidade.


CIDADES DO PR USAM SEMÁFORO NO CHÃO PARA CHAMAR
A ATENÇÃO DE PEDESTRES

Inovação implantada pela DATAPROM traz mais segurança aos pedestres desavisados, principalmente àqueles que andam olhando para a tela do celular.